terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sobre a existência de Deus

Em resposta ao post da minha querida, linda e evangélica amiga Lilly *.*, venho escrever um texto imenso sobre um dos assuntos sobre os quais mais gosto de falar: Deus.


O Astronauta e o Neurologista

A Lilly (na verdade não foi a Lilly, foi o autor anônimo do texto) comparou a existência de Deus à existência do pensamento. O neurologista nunca viu um pensamento, então invalidou o argumento do astronauta, que negou a existência de Deus porque nunca o viu no espaço.

Nós, seres humanos, enxergamos apenas uma pequena porção do espectro eletromagnético. Outros tipos, frequências e comprimentos de ondas não são vistas. Podem ser ouvidas ou sentidas, podem até causar câncer ou matar, mas não são vistas.

E o pensamento? Hahaha, o pensamento é formado pela atividade eletroquímica dos neurônios, e também emite ondas eletromagnéticas (as mesmas ondas que compõem a luz visível) em frequências bem baixas. Essas ondas do pensamento podem ser captadas e representadas graficamente através da Eletroencefalografia. Eu já fiz esse exame quando tive convulsões epiléticas na infância. Ou seja, o pensamento é invisível, mas qualquer neurologista sabe que suas existência pode ser verificada através de nossos equipamentos tecnológicos, exatamente como acontece com as ondas de rádio.

[Hoje, a nossa tecnologia permite apenas um pouco mais do que observar o nível de trabalho do cérebro... Não se reproduz o pensamento nítido do indivíduo, reproduz-se apenas um clarão ofuscado do movimento desse pensamento. Eu creio que nossos pensamentos e emoções podem ser rigidamente codificados, reproduzidos e calculados. Existem muitos trabalhos científicos sérios que buscam ler pensamentos, literalmente. Nossa "alma" não tem nada de sobrenatural. O pensamento pode ser compartilhado como ele é, só não temos tecnologia para tal.]

Deus nunca apareceu em registros de nossos equipamentos. Exceto alguns curiosos casos a parte - como o sinal WOW e os fantasmas que aparecem na estática de TV - nenhum sinal divino foi descoberto, estudado e comprovado nas ondas de informação que navegam pelo universo conhecido.

Por esse e outros vários motivos, Deus não pode ser comparado com o pensamento, nestas circunstâncias.



Ateísmo

Os motivos bobos pelos quais eu me digo ateu hoje são os mesmos motivos bobos que me levaram a me perguntar "Quem é esse tal de Deus?" há uns 10 anos. Claro que nesses 10 anos, pensei tanto sobre o assunto, que minha opinião mudou 500000 vezes. Agora eu tenho uma noção pessoal de Deus, uma coisa meio panteísta, onde Deus é a Lógica em si. Tudo no universo segue leis que são traduzidas por nós através da matemática. Deus, na minha opinião, é a essência dessas leis.
Isso é só uma visão metafórica, não tenho fé em nada, me considero ateu e adoro isso. *.*


Agnosticismo

O avô do autor de Admirável Mundo Novo (L) foi um dos fundadores do termo "agnóstico".
Agnóstico, neste contexto, é aquele que pensa que não se pode afirmar com certeza se Deus existe ou não.
Acho um absurdo pensar que uma pessoa, por ser agnóstica, não poderá ser teísta nem ateísta. Não existe meio termo: ou você crê em um Deus, ou você é ateu! E será agnóstico se não considerar sua crença uma verdade definitiva.
Meu Deus Matemático não é nenhuma verdade. É só uma teoriazinha que eu inventei, pra metaforizar a maneira que eu admiro o universo. Todas as verdades sobre a existência podem nunca ser compreendidas pelo pequeno cérebro humano.


Cristianismo

O Deus cristão não existe. Esse da Bíblia não. Por favor, não tem a mínima lógica... É uma ofensa ao universo dizer que esse camarada egoísta e machista é o pai misericordioso criador de todas as coisas. Me perdoem os ofendidos.

Mas esse papo de "Deus existe", "Deus não existe" já é tão clichê que fico envergonhado por voltar a escrever sobre o assunto assim, puramente. Antes de pensar se algo existe, deveria-se definir esse algo. E essas conversas são tão repetitivas e não levam a lugar nenhum.

É isso ae, depois quero falar sobre o Procon.

8 comentários:

  1. Embora eu seja cristã, não posso negar q faz muito sentido isso tudo... A história de ondas do pensamento que podem ser captadas e representadas graficamente.. *.*
    Não sabia disso. É quase uma leitura do pensamento, faltando apenas uma tradução.

    ps.: eu tbm tinha crises epiléticas qndo criançaa! kkk

    ResponderExcluir
  2. Rômulo querido...
    Vc já sabe que eu acredito na existência de Deus, do seu amor e perfeição, assim como eu sei q vc não acredita!
    Não vou te forçar nem te obrigar a nada, mas sinceramente espero q um dia vc acredite!
    Bjo!
    Te gosto mtoooo!

    ResponderExcluir
  3. "Deus é o maior matemático que existe... não porque "vê" o futuro... mas sim, porque analisa todas as possibilidades..."

    Deus existe? Sim

    É o Deus cristão? Com certeza não!

    O que ele é? Para mim... Deus é harmonia... Não consigo ser ateu pq acreditam num "acaso" total... mas tudo tem um sentido... assim com Einstein disse que tudo tem um padrão, mesmo que não saibamos o qual seja!

    ResponderExcluir
  4. Sim, Deus existe!
    =D
    Não vejo lógica em entregar o mundo em um acaso absoluto!
    Existimos? Estamos vivos?
    Alguém criou (mesmo que tenhamos surgido de uma explosão ou de qlqr outra coisa... É preciso q exista algo/alguém pra criar! Ninguém vem do nada)!

    ResponderExcluir
  5. Adoro a idéia do acaso total. *.* E acho que pensar assim faz minha vida mais feliz... Acreditar que tudo acontece por pura combinação de variáveis sem propósito consciente algum!

    ResponderExcluir
  6. gentee.. pelo amor do que você tem mais amor! É claro q tem todo sentido pensarmos que viemos do nada! Nietzsche criou uma teoria mais ou menos assim, e quase me convenceu, assim como convenceu milhares de pessoas!
    Acho que as coisas acontecem por uma combinação de variáveis sim (bem behaviorista). Mas variáveis estas que são determinadas por nós mesmos, a partir do momento em que Deus nos da opções d combinações entre elas...

    ResponderExcluir
  7. Nemli.
    Só sei qe Jesus não era xStraight Edgex, primeiro milagre dele foi transformar água em vinho.
    danado/
    askla´soaskoapsk´psdóksdfuishdfoghdg

    ResponderExcluir